Entre as principais praias de Trindade estão: Praia Brava, a Praia do Cepilho, a Praia de Fora, a Praia do Rancho e a Praia do Cachadaço.
Se deseja saber mais a respeito de cada praia, leia o artigo até o final.
Trindade está localizada na divisa do Estado de São Paulo com o Rio de Janeiro. Ela é um dos principais destinos para quem busca desfrutar das praias paradisíacas na faixa litorânea da Serra do Mar.
Com formações típicas do avanço da Serra em direção ao Atlântico, há a presença de angras e baías, além de cenários selvagens protegidos pelo Parque Nacional da Serra da Bocaina.
Conheça as Praias de Trindade-RJ
A Praia Brava
Considerada a mais selvagem entre as praias de Trindade, ela é indicada para quem busca descansar ou praticar esportes aquáticos, como o surf. Com correntezas fortes e mar agressivo, não é recomendada à banhistas.
O nome dado à praia faz referência a força do mar. Ela está situada nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina, não apresentando infra-estrutura turística ou serviços de guarda-vidas, o que exige a atenção dobrada do banhista que se arriscar por estas águas.
Para chegar a este ponto da Vila, é preciso seguir pelo Trevo de Patrimônio e atentar-se a abertura existente entre os costões de Pedra. Há também a possibilidade de realizar o deslocamento por transportes que partem das praias próximas ao centro de Trindade.
A Praia do Cepilho
O nome de Trindade faz referência à tríplice de suas praias compostas pelo Cepilho, pela Praia de Fora e pela Praia do Rancho. Alguns a consideram como uma extensão do Rancho, sendo as duas separadas por formações rochosas.
Apesar de compor a tríplice da Vila, ela não é o destino mais procurado pelos turistas, sendo ideal para quem deseja descansar e desfrutar de momentos de tranquilidade.
Por estar próxima ao centro da vila, o acesso é facilitado, recebendo ônibus urbanos ou embarcações vindas das principais praias.
A Praia de Fora
Localizada ao longo da rua principal da Vila de Trindade, a Praia de Fora está situada entre as praias do Rancho e do Cepilho. Assim como as demais da região, possui belezas naturais preservadas e areias brancas.
Há diversos restaurantes próximos a este ponto da vila, além de áreas voltadas à hospedagem. É também de onde partem os principais passeios para os outros atrativos da região, como as visitas a Praia do Meio e a Piscina Natural do Cachadaço.
A Praia do Meio
A Praia do Meio está localizada nos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Não há neste ponto de Trindade construções típicas à beira-mar ou infra-estrutura turística. Apesar disso, é uma das principais praias da região.
O motivo de ser tão procurada se deve às suas águas cristalinas e a possibilidade de desfrutar de cenários exuberantes, com vista para as principais praias de Trindade e a Cabeça do Índio.
A Praia do Rancho
Com apenas 1 km de extensão, a Praia do Rancho é por vezes confundida com a de Fora. Uma das únicas praias de Trindade que não está localizada nos limites de uma área de conservação, havendo espaços para hospedagem e restaurantes.
O nome dado a praia faz referência aos barracos e bacanas rústicos próximos à orla. Para quem deseja desfrutar da vida noturna de Trindade, está é a melhor opção da Vila.
A Praia do Cachadaço
Com quase 2 km de extensão, a área que abrange a praia do Cachadaço apresenta areias brancas e mar cristalino. Localizada próximo à piscina natural do Cachadaço e da Cabeça do Índio, é um dos principais atrativos de Trindade.
Por possuir fortes correntezas, buracos na areia e formações rochosas abundantes, o banhista deve manter-se atento ao mar devido ao risco de afogamentos. De fácil acesso aos visitantes da Vila, há quiosques à beira-mar, apesar de estar situada em uma área de proteção.
A inserção em uma área de proteção permite à Trindade oferecer a seus visitantes diversas possibilidades de cenários intocados e de caráter selvagem.
Além disso, há praias propícias à prática de esportes radicais e contato com a natureza.
Seja por sua riqueza marítima ou fauna e flora local, ao visitar as praias de Trindade há a oportunidade de desfrutar de um dos destinos mais belos da faixa da Serra do mar e talvez um dos mais importantes em preservação no Brasil.