A Vila de Trindade é conhecida pela beleza de suas praias, sua tradição caiçara, além das inúmeras opções de lazer e hospedagem na divisa exata entre São Paulo e Rio de Janeiro.

As suas feições características resultam do avanço da Serra do Mar em direção ao Atlântico, formando pequenas baías e angras, e compondo o conjunto paisagístico da região.

Praia do Meio Trindade-RJ

Praia do Meio Trindade-RJ | Crédito da Foto Danilo Ferreira (Flickr)

 

Conheça a Praia do Meio em Trindade-RJ

Entre as principais praias de Trindade está a Praia dos Ranchos, a Praia de Fora, a Praia do Cepilho, a Praia do Cachadaço, a Praia Brava e a Praia do Meio.

Esta última, é uma pequena praia de grande declividade que possui águas cristalinas e dela, é possível ter-se visão do mar aberto, de outras praias e também da Pedra da Cabeça do Índio.

De exuberante beleza, é apontada como um dos principais destinos nesta faixa da Serra do Mar e está contida dentro dos limites do Parque Nacional da Serra da Bocaína.

A importante área de conservação, é uma das maiores áreas de proteção da Mata Atlântica e, por este motivo, nos entornos da Praia do Meio não há construções a beira-mar, típicas de ocupação. Também não há infra-estrutura para bares e restaurantes, devido ao regime especial ao qual ela esta submetida.

Uma das formas de se chegar a Praia do Meio é através das trilhas que passam por dentro do Parque. Além de caminhar tendo a visão do mar e em meio a Mata Atlântica, com sorte, você poderá se deparar com espécies nativas da fauna local.

Desde a temporada de 2014, é proibido o funcionamento de quiosques no ponto em que esta contida a Praia do Meio. Para aqueles que desejam passar o dia nesta praia, recomenda-se levar o que for consumir.

Se a intenção é vistar a praia e dar sequência a sua experiência em Trindade, não há com o quê se preocupar.

Praia do Meio em Trindade

Praia do Meio em Trindade | Crédito da Foto Artur Jeronimo (Flickr)

A areia desta praia é branca e o mar chega a ser transparente. É a melhor opção em Trindade para quem busca estar em contato com a natureza e curtir uma bela paisagem.

Por estar contida em uma área de preservação, a Praia do Meio preza pelo zelo de seu patrimônio natural local. Ao produzir resíduos, certifique-se de recolhê-los e dar a eles o fim adequado.

Também, devido a estes fatores, não há guarda-vidas nesta praia. Tome os cuidados adequados para a sua segurança.

Essa praia está dentro dos limites da maior área de preservação da Mata Atlântica do Brasil. Por isso, ao visitar a Praia do Meio, não deixe de desfrutar de suas paisagens naturais e aproveitar ao máximo a sua visita.

A Praia do Meio está entre 100 e 300 metros dos principais restaurantes da região. Os restaurantes contam com um amplo cardápio e inúmeras opções de peixes e frutos do mar.

Além disso, a Praia do Meio encontra-se próximas a pousadas e áreas de camping. Também está a poucos minutos das demais praias da vila e a apenas 45 minutos de distância do centro histórico de Paraty.

 

Pousadas na Praia do Meio em Trindade-RJ